
Krampus
Krampus é uma criatura mitológica que acompanha São Nicolau (Papai Noel)
Natal, segundo lendas de várias regiões do mundo. A palavra Krampus vem de Krampen, palavra para "garra" do alto alemão antigo. Nos Alpes, Krampus é representado por uma criatura semelhante a um demônio. Enquanto Papai Noel dá presentes para as crianças boas, o Krampus avisa e pune as más crianças.
De acordo com a lenda, o Krampus aparece na noite fica perambulando pelas ruas durante duas semanas, arrastando correntes enferrujadas e tocando sinos para assustar as crianças, e logo as levando para algum lugar, onde ninguém sabe.
Gryla

Famosa na cultura natalina da Islândia, a ogra que sequestra crianças que não obedecem aos seus pais.
No Natal, reza a lenda que ela desce de sua montanha para caçar as crianças más, as coloca em seu saco e leva de volta para sua caverna. La ela comçera as preparar, para seu lanche.... cozinhando elas para fazer seu guisado, enquanto estão vivas e gritando. Suas peles começam a se descolas, e bolhas a se formar e estourar, cada explosão é uma dor diferente, sua pele começa a ficar em carne viva, e o cheiro de ferro do sangue começa a impregnar o lugar.
Mascote de Gryla e dos jólasveinarnirm, o bichano gigantesco costuma se alimentar de crianças e adultos sem distinção, não se importando se foram bons ou maus ao longo do ano. A única defesa contra o felino insaciável é receber uma nova peça de roupa durante o Natal, o que faz com que a fera o ignore.
Nenhum comentário:
Postar um comentário