domingo, 21 de dezembro de 2014

A suposta musica mais triste do mundo "Gloomy Sunday" culpada por quase 100 suicídios

          Todos tem uma musica que ouve quando esta triste, deprimido, magoado, não importa o gênero musical. Mas nenhuma delas teve tal repercussão por sua melancolia como, Gloomy Sunday que se traduzindo seria algo como "Domingo Sombrio" escrita por Rezsõ Seress.

A musica composta após o término de um relacionamento com sua namorada, caído na depressão e na melancolia escreveu essa obra para expressar o que sentia no momento. A canção ganhou fama por estar associada a uma onda de suicídios, apesar de não ter nenhum relato da época, sua fama se espalhou sobre os suicídios por conta das lendas. Com uma serie de suicídios ocorrendo na época, todas foram associadas a musica, a qual por isso, A canção teve, então, sua reprodução proibida.
              Apos a popularização da musica na época, ele e sua namorada reataram, e felizes se tornaram, é o que acha?
Mas um tempo depois de seu breve momento juntos, ele recebeu a noticia que sua amada havia se matado por envenenamento e, ao lado dela foi encontrado a letra da musica de Rezsõ
             Em 1968 Rezsõ pulou da janela de seu prédio onde morava em Budapeste. 

Declaração de Rezsõ sobre a musica:
         "Essa fama fatal me machuca. Eu chorei todas as tristezas de meu coração nessa música e parece que outras pessoas, com sentimentos como os meus, encontraram sua própria dor”. 
    
 Comentário do autor: Todos tem dores dentro de si, seja por amor a alguém, ou por um objetivo não conquistado, um sentimento que lhe correi e te mata aos poucos lhe assombrando... Qual sera a sua dor? qual o motivo dela?

Abaixo esta a letra da musica e o vídeo da musica interpretada por Billie Holliday :

Domingo Sombrio

O domingo é sombrio                                    
As minhas horas sem sono
Queridas as inúmeras sombras
Com as quais convivo
Pequenas flores brancas
Não te acordarão
Não onde o treinador negro
Da dor te levou
Os anjos não pensam
Em te devolver jamais
Será que eles ficariam zangados
Se eu me juntasse a ti?

Domingo sombrio

O domingo é sombrio
Passados nas sombras
O meu coração e eu
Decidimos acabar com tudo
Daqui a pouco haverão flores
E orações que dizem saber
Mas não os deixem chorar
Deixem saber
O quão feliz estou por partir
A morte não é um sonho
Pois na morte eu te acaricio
Com o último suspiro da minha alma
Eu te abençoarei
Domingo sombrio

Sonhando
Eu estava apenas sonhando
Acordo e te encontro dormindo
No fundo do meu coração
Querida, eu espero
Que o meu sonho nunca te persiga
O meu coração está te dizendo
O quanto eu te quero
Domingo sombrio
Domingo sombrio

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário